Quem pretende solicitar um crédito, seja qual for a finalidade, sabe que terá de passar por uma análise minuciosa por parte do banco. Um dos documentos que é analisado (na maior parte das vezes) é o Mapa de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal.
Não é novidade para ninguém que as instituições tentam precaver-se de todas as formas contra a possibilidade de incumprimento dos clientes. E, para isso, verificam cuidadosamente o histórico financeiro de quem pede um empréstimo.
Neste sentido, aceder e saber interpretar corretamente o seu mapa de responsabilidade pode deixá-lo um passo à frente no processo de aprovação do crédito.
A seguir explicamos a importância deste documento e como analisá-lo de forma adequada.
Mapa de Responsabilidades: O que é e qual a sua importância
O Mapa de Responsabilidades de Crédito é um documento emitido pelo Banco de Portugal através da CRC – Central de Responsabilidades de Crédito, um sistema de informação gerido pelo mesmo.
O mapa é individualizado e consiste numa base de dados que reúne informações sobre todos os créditos contratados. É importante frisar que o mesmo contém o historial de empréstimos que já teve e de créditos que estão em curso atualmente ou valores disponíveis (num cartão de crédito por exemplo) que podem vir a converter-se em dívidas.
Saiba que estas informações apenas se encontram disponíveis para aqueles que têm um crédito a partir de 50 euros, um cartão de crédito ou são fiadores.
Entre as diversas informações que estarão disponíveis no mapa da CRC, uma das mais relevante é saber interpretar o estado dos contratos de crédito.
Neste sentido, as classificações de estado poderão compreender:
- Potencial – Significa que possui um crédito disponível, e que não está a utilizar no momento, como um cartão de crédito, por exemplo
- Regular – Significa que está a cumprir com o pagamento atempado dos seus créditos
- Vencido – Significa que está em incumprimento com pelo menos uma prestação
- Renegociado – Significa que o valor que estava em incumprimentos foi renegociado com a entidade financeira
- Abatido ao Ativo – Trata-se de uma situação em que já houve renegociação da dívida, porém o cliente não tem como liquidar o valor
- Vencido em litígio judicial – Significa que o incumprimento está a ser resolvido em instâncias judiciais
Como isso pode ajudar? A seguir explicamos, e também referimos a importância do mapa.
Por que deve verificar regularmente o seu mapa de responsabilidades?
Aceder com regularidade e analisar o mapa vai permitir que consiga gerir de maneira mais assertiva o seu orçamento familiar. Já que é através do documento que poderá perceber qual o montante comprometido com obrigações de crédito.
Além disso, o mapa possibilita:
Identificar possíveis dívidas
Caso esteja em incumprimento poderá obter essa informação através do mapa de responsabilidades de crédito, e assim regularizar a situação para evitar um maior endividamento.
Calcular a taxa de esforço
No mapa poderá encontrar todas as datas e valores que faltam reembolsar. Assim pode calcular a taxa de esforço e perceber quanto pode comprometer do orçamento sem prejudicar as finanças.
Solicitar outros créditos
Conforme dito no início do artigo, o mapa é uma informação que será sempre analisada pelos bancos quando pedir algum produto financeiro. Se o consultar previamente, poderá saber o melhor momento para pedir um novo crédito.
Veja a seguir o passo a passo para obter o seu mapa de responsabilidades:
- Aceda ao site do Banco de Portugal
- Na barra superior, à esquerda, opte por “Particulares“
- Escolha “Central de Responsabilidades de Crédito“
- Deverá ler as condições de acesso à Central de Responsabilidades de Crédito (CRC) e, se concordar, aceitá-las
- Após aceitar as condições, clique em “obter mapa”
- Autentique-se com o seu cartão de cidadão ou com os seus dados do Portal das Finanças
- Abra (open) ou guarde (save) o ficheiro em formato PDF
- Para o visualizar, basta clicar para abrir o ficheiro
Pode aceder ao mapa de responsabilidades com informações de um período temporal de até 5 anos. Aceda o seu documento e fique a par de tudo o que acontece na sua vida financeira.